«O BOM LIVRO É AQUELE QUE SE ABRE COM INTERESSE E SE FECHA COM PROVEITO»

AMOS ALCOTT

Harry Potter e a Câmara dos Segredos

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

| | | 4 Páginas
Sinopse: «Os dias de Verão com os Dursleys estavam a tornar-se insuportáveis. Harry Potter já não gostava muito de muggles, mas o pior é que tinha de passar os seus dias de férias em casa dos muggles mais muggles de todo o planeta e arredores. Não havia maneira de voltar para a sua querida escola de feitiçaria... E ultimamente mesmo esse regresso se encontrava ameaçado, pois duende Dobby não cessava de o avisar de que algo terrível o aguardava em Hogwarts... Nada mais nada menos do que a revelação dos misteriosos e ameaçadores poderes da câmara do segredos!»


Confesso que deste filme já não me lembrava de praticamente nada e como tal, acho que a minha leitura não foi muito influenciada pelo o que eu já pudesse saber.

Neste livro, temos Harry e os amigos de volta a Howgards para um segundo ano lectivo.
Reencontramos amigos e encontramos novas personagens que tanto podemos odiar, adorar ou simplesmente partilhar da irritação dos protagonistas. Penso que o livro até começou bem, onde ficamos a conhecer Dobby - um elfo doméstico simplesmente adorável - e onde de seguida ainda me diverti com a fuga de Harry!..
Foi interessante ficar a conhecer melhor a família Weasley e até ao regresso a Howgards o livro leu-se muito bem. No entanto, tenho de confessar que a partir de certo ponto, apanhei alguns momentos que considerei mais parados e que senti a arrastarem-se.
O final, desta vez, consegui prever, não porque me lembrasse dele, mas porque já sabia quem era Tom Riddle.

Não foi um mau livro, mas a verdade é que não o apreciei tanto como o anterior… No entanto, continuou a ser um bom livro, ainda embora que juvenil, claro. E se há algo que aprecio nesta saga é a escrita da autora: simples, fácil, fluida e com algum humor pelo meio, que sabe sempre bem.

Um comentário em relação às personagens que me esqueci de fazer na opinião anterior:
Harry – Gosto dele, embora não seja das minhas personagens preferidas, mas aprecio-lhe a determinação. Contudo, por momentos ainda não sei bem que opinião formar devido a alguns pensamentos e atitudes distintos e opostos ao longo do livro.
Ron – Acho-o engraçado. Aprecio sobretudo a sua lealdade até agora.
Hermione – Uma das minhas personagens preferidas! Gosto do seu lado nerd, que por vezes tanto irrita os protagonistas, e da sua forma de ser: sensível, vulnerável, leal aos seus amigos e muito engenhosa xP… Gostei das ideias, dos esquemas e dos planos! ^^ Quem diria, Miss Granger!..
Dumbledore – Também é das minhas personagens favoritas! Creio que até agora ainda não o conheço suficientemente bem mas gosto da sensação de segurança e força que transmite! (e uma notinha para a sua Fénix – adorei a Fawkes :D)
McGonagall – Apesar daquele ar rígido tem um lado sensível. Acho que esta é daquelas personagens com quem acabamos por simpatizar embora não possa justificar o porquê.
Snape – Outro dos meus favoritos. Acho que devo ter um fraquinho pelos badguys lool… embora não consiga explicar o porquê, simplesmente gosto dele. E apesar de até agora ser detestável, não sei (há de ter coração, ou não?)… Enfim, gosto dele e pronto!
Lockhart – Por favor! O homem tirava-me do sério LOL… Desde o inicio que era visível que era um idiota e um charlatão! E não há melhor exemplo para a expressão “o feitiço virou-se contra o feiticeiro”! xD
Gémeos Wealsey – Adoro-os! Adoro! Acho-lhes imensa piada aos disparates e sempre me fazem rir!
Malfoy – Pronto, que há a dizer? Um bom par de estalos não lhe havia de fazer mal nenhum loool..
Ah, e Hagrid – Também gosto muito dele. De fora pode parecer um bocadinho bruto mas é um coração doce!

E pronto, é isto, acho eu!... Foi bom! Não tão bom quanto esperava, sim, mas apesar do que pensava a meio do livro, deixou-me na mesma com imensa vontade continuar!

Parto então para o “HP e o Prisioneiro de Azkaban” com as expectativas em cima :)

Harry Potter e a Pedra Filosofal

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

| | | 3 Páginas

Sinopse: «Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa. Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá proporcionar. »

Quando parti para esta leitura acho que já sabia para o que ia, especialmente tendo visto todos os filmes há medida que estes iam estreando.
Uma vez sabendo então o que me esperava não me surpreendi nem me desiludi com o facto de encontrar um livro juvenil, antes pelo contrário!, e posso dizer desde já que apreciei bastante a leitura.

Com todos os filmes vistos é de todo impossível não conhecer a história e ao iniciar um capítulo não saber o que irá acontecer. No entanto, tendo visto o filme há 9 anos atrás, acho que me esqueci de pormenores suficientes para apreciar bastante esta leitura: a verdade é que há cenas de que me lembrava de forma diferente – o que poderá dever-se à adaptação, mas uma vez passado tanto tempo não posso ter a certeza – e outras de que não me lembrava de todo… E mais!, por incrível que pareça fui enganada na mesma durante o livro inteiro, porque não me lembrava do final e como tal caí que nem um patinho, seguindo sempre o raciocínio dos protagonistas! Além disso, adorei conhecer de novo as personagens – vendo-as agora numa perspectiva diferente!

Desta forma, acho que o livro só perderá no factor novidade, não sendo no entanto culpa sua, uma vez que já conhecia as linhas gerais da história. Contudo, tenho de admitir que embora seja uma leitura leve, simples e juvenil, agarrou-me a cada página, chegando, apesar de tudo, a ser difícil de pousar o livro, onde fui ainda presenteada com alguns momentos de humor nos quais ainda soltei algumas gargalhadas!

Resumindo, gostei bastante =D e parto já, com entusiasmo, para o segundo volume!

Últimas Aquisições!..

domingo, 21 de novembro de 2010

| | | 1 Páginas
Ora bem, aqui estão as minhas mais recentes aquisições =D

- Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling
- Harry Potter e a Câmara dos Segredos, de J. K. Rowling
- Harry Potter e o Cálice de Fogo, de J. K. Rowling













Bom, eu prometi que lia os livros todos da saga antes de ver o último filme, e como tal que melhor momento do que este?!

Há uns anos, na altura da febre do Harry Potter, não fui contagiada e como tal tudo isto me passou ao lado. Uma das razões foi mesmo o facto de ainda não ser uma grande leitora. E depois ter visto logo os filmes... também não ajudou, pois isso normalmente não me motiva a ler os livros porque já sei a história!
No entanto, já comecei o Harry Potter e a Pedra Filosofal e apesar da promessa não faço disto uma obrigação, até porque já simpatizei com a leitura e acho que mesmo que tardiamente ainda vou apanhar um bocadinho da febre que passou e perceber todo o pessoal que tanto aclama esta saga.

Estou entusiasmada! =)

Marina, de Carlos Ruiz Zafón

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

| | | 4 Páginas

«Marina disse-me uma vez que apenas recordamos o que nunca aconteceu. Passaria uma eternidade antes que compreendesse aquelas palavras. Mas mais vale começar pelo princípio, que neste caso é o fim.» «Em Maio de 1980 desapareci do mundo durante uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro.» «Não sabia então que oceano do tempo mais tarde ou mais cedo nos devolve as recordações que nele enterramos. Quinze anos mais tarde, a memória daquele dia voltou até mim. Vi aquele rapaz a vaguear por entre as brumas da estação de Francia e o nome de Marina tornou-se de novo incandescente como uma ferida fresca. «Todos temos um segredo fechado à chave nas águas-furtadas da alma. Este é o meu.»




“Marina” é já o terceiro livro que leio de Carlos Ruiz Zafón.
O primeiro que li foi “A Sombra do Vento” - que simplesmente adorei - e o segundo “O Jogo do Anjo” que também gostei bastante mas não atingiu, para mim, a qualidade do primeiro. Por isso, parti para “Marina” com as expectativas moderadas, até porque este livro embora apenas tenha sido editado em Portugal agora, foi escrito e editado no original antes d’”A Sombra do Vento” e d’”O Jogo do Anjo”.

É um livro muito mais pequeno e mais simples que os outros dois e, penso que, também mais negro!

Existem duas linhas condutoras ao longo do livro: a relação entre as personagens principais – que apesar de tudo não ganha grande relevo – e o caminho que as personagens fazem para desvendar o mistério com que se deparam quando começam a ser confrontados com estranhos e inexplicáveis acontecimentos (capazes de mexer com os nervos de qualquer um), que começam depois de perseguirem uma misteriosa dama, toda ela envolta em vestes negras.
As personagens passam então a percorrer Barcelona em busca de respostas e a juntar as peças do puzzle, uma a uma, até desvendarem finalmente um segredo de 30 anos.

Pessoalmente, achei alguns aspectos bastante previsíveis – como o quem é quem – havendo outros, no entanto, que tive de esperar que fossem revelados para os descobrir - como o “porquê” e o “como” dos tais acontecimentos inicialmente inexplicáveis.

Confesso que o lado negro deste romance, que talvez possa considerar dentro da fantasia urbana, não me agarrou nem agradou particularmente e por alguns momentos durante a história juro que me lembrei do “Frankenstein” de Mary Shelley… (pode ser talvez uma comparação estúpida, mas foi isso que, de facto, certos aspectos me fizeram lembrar).

Gostei do Germán e da Marina. No entanto, o Oscar, ao contrário dos usuais protagonistas não me disse muito enquanto personagem…

O autor já aqui punha em prática algo característico nas suas histórias: o relacionamento do passado com o presente e como eles se cruzam e repetem através de diferentes personagens. E, por isso, o final para mim era já de esperar.

Resumindo, gosto bastante do autor e da forma como ele escreve – acho que me envolve e cativa – mas no entanto e apesar disso, não achei esta sua obra nada de especial. Tive alguns momentos que apreciei, é certo, mas num todo não considero o livro tão bom como os anteriores…
Gostei e leu-se muito bem, mas acho que lhe faltou qualquer coisa!

Não é um mau livro, atenção!, mas uma vez tendo lido os outros dois a comparação é inevitável, e desta forma é também inevitável não considerar "Marina" inferior, apenas isso...

Os Pilares da Terra, de Ken Follet

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

| | | 5 Páginas


Sinopse
: A trama centra-se no século XII, em Inglaterra, onde um pedreiro persegue o sonho de edificar uma catedral gótica, digna de tocar os céus. Em redor desta ambição soberba, o leitor vai acompanhando um quadro composto por várias personagens, colorido e rico em acção e descrição de um período da Idade Média a que não faltou emotividade, poder, vingança e traição.



"Os Pilares da Terra" foram para mim um livro, no seu todo, brutal!
Já andava com alguns problemas em conseguir ler há algum tempo, e depois de começar e deixar de lado tantos outros livros, comecei este e decidi-me a lê-lo até ao fim, fosse como fosse!..
A verdade é que me custou a entrar na história, ou pelo menos a ficar arrebatada e apanhada por ela, pois as primeiras páginas (e quando digo primeiras, refiro-me talvez às primeiras 250) do primeiro volume custaram-me um bocadinho. Não foi tanto no sentido de sacrifício, mas sim no sentido de que apesar de achar que o livro se estava a ler bem, quando o fechava não tinha nada que me puxasse a abri-lo de novo...

Todavia, quando finalmente consegui entrar na história não houve o que me parasse! (e confesso que o que de inicio de me agarrou mais foi a lovestory que achei lindíssima do inicio ao fim, mas já lá vamos!)
O fim do primeiro livro e todo o segundo foram lidos o mais rápido que consegui... sempre que tinha um tempinho e o livro à mão, lançava-me na história.

Mas o que posso dizer realmente sobre o livro?!
Bom, é uma vida, literalmente! O livro passa-se ao longo de vários anos, cerca de 50 penso eu, e isso, pelo menos na minha opinião, neste caso, jogou muito a seu favor
porque o facto de podermos conhecer as personagens ao longo de uma vida, acompanhar o seu crescimento, e transformação, vê-las tornarem-se quem são - como e porquê - foi algo que realmente adorei! Acho que não consigo expressar claramente aquilo que me fez sentir, mas percorrer toda uma história de vida, de país, de religião, através de diferentes perspectivas deliciou-me!

Gostei imenso das descrições do autor, e era claramente notória a sua fascinação e amor pela arquitectura, sentido por vezes o seu fascínio através de personagens como Tom e Jack!

Quanto às personagens em si, achei simplesmente excelentes! Tão fascinantes como odiosas!
Consegui ligar-me a elas e sentir com elas! Foi maravilhoso!
Acho que neste livro se encontra talvez uma das personagens que mais odeio desde que leio, - William Hamleigh - e que me levou a querer fazer-lhe várias coisas horríveis, desde violação a tortura, e por isso, por grande sorte, ainda bem que nunca nos viremos a conhecer realmente, pois acho que o ódio que lhe tenho é quase tão grande como o que algumas personagens lhe têm e não sei o que não lhe faria!
Por outro lado, a lovestory, eu achei lindíssima! Deve ser o amor mais difícil e injusto de Inglaterra, que levou mais de 2o anos a ser devidamente reconhecido e vivido sem restrições ou receios! No entanto, o amor, paciência, respeito e força das personagens foram brutais. Todo o seu percurso, toda a sua luta agarraram-me a cada palavra, pondo me o coração nas mãos em certos momentos!

A história em si, é envolvida em grandes jogos de poder, conspirações, traições e grandes ambições! Da vida é feita um jogo e todos fazem por ganhar! Achei que apesar da certa previsibilidade, cheguei a surpreender-me com algumas coisas que de todo não esperava... Contudo, acho que a mensagem que passa, ou pelo menos a que ficou é a força e o acreditar em nós mesmos! O lutar por aquilo que queremos e nunca desistir e que apesar de todos os contratempos as coisas irão com o tempo ao seu devido lugar! - E aqui, entra fortemente uma personagem de que também gostei muito - Philip - com uma força interior estrondosa capaz de mover montanhas, e apesar da sua certa inocência, um grande jogador, muito inteligente e subtil, que acaba por conseguir sempre aquilo que quer!


Achei muito interessante, no começo do livro ter-mos várias personagens que quase nada têm a ver umas com as outras, e como depois o seu destino se entrelaça, e de que maneira!

Já tinha saudades de um livro assim, que despertasse tantas emoções em mim, e que me levasse a ler até não poder mais!

Gostei do final! É um livro de provações e como tal não podíamos acabar sem passar por outra, chegando mesmo a pensar: "Depois de tudo isto, de todos os desafios, de toda a dor, vou perder trabalho de uma vida e estes idiotas (que passamos o livro inteiro a odiar) vão conseguir por fim prevalecer?"
Mas mais uma vez: gostei do final! A união faz a força, e pode muito bem vergar um Rei!


O livro foi de facto brutal! Entrou desde já para o meu TOP, e como normalmente acontece, no fim desta leitura compulsiva para chegar ao final, custou imenso dizer Adeus a todos eles!
Deveras apaixonante!!!..


Sem dúvida, Recomendo!

E o autor está, sem duvida, debaixo de olho para leituras futuras!

De volta...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

| | | 2 Páginas
Boas Pessoal!

Aqui estou de volta, passados dez meses --'
Este ano foi complicado, mas no entanto estou com esperanças de agora conseguir levar o blog para a frente sem grandes interrupções. Pelo menos vou fazer o meu melhor para que tal aconteça.

Uma vez passada a minha maior crise literária, estou de novo em grande harmonia com a literatura e espero voar tão longe e ser tanta gente diferente nos próximos tempos quanto consiga ^^

Estou de novo naquela fase da literatura em que os livros afectam o meu estado de espírito, e vivo a história como se fizesse realmente parte dela... O que há de mais libertador e mágico na arte de ler :D
(ou então isto é tudo efeito do livro simplesmente brutal que acabei de ler - Os Pilares da Terra xD)

Entretanto, deixo um Olá a todos os que já conheço - espero que gostem do novo visual, acho que estava a precisar - e a todos o que espero vir a conhecer :)

Espero que se divirtam por aqui e que eu consiga fazer passar o meu amor pela literatura!!

Boas Leituras! ;)
Estrela*