«O BOM LIVRO É AQUELE QUE SE ABRE COM INTERESSE E SE FECHA COM PROVEITO»

AMOS ALCOTT

Harry Potter e a Câmara dos Segredos

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

| | |
Sinopse: «Os dias de Verão com os Dursleys estavam a tornar-se insuportáveis. Harry Potter já não gostava muito de muggles, mas o pior é que tinha de passar os seus dias de férias em casa dos muggles mais muggles de todo o planeta e arredores. Não havia maneira de voltar para a sua querida escola de feitiçaria... E ultimamente mesmo esse regresso se encontrava ameaçado, pois duende Dobby não cessava de o avisar de que algo terrível o aguardava em Hogwarts... Nada mais nada menos do que a revelação dos misteriosos e ameaçadores poderes da câmara do segredos!»


Confesso que deste filme já não me lembrava de praticamente nada e como tal, acho que a minha leitura não foi muito influenciada pelo o que eu já pudesse saber.

Neste livro, temos Harry e os amigos de volta a Howgards para um segundo ano lectivo.
Reencontramos amigos e encontramos novas personagens que tanto podemos odiar, adorar ou simplesmente partilhar da irritação dos protagonistas. Penso que o livro até começou bem, onde ficamos a conhecer Dobby - um elfo doméstico simplesmente adorável - e onde de seguida ainda me diverti com a fuga de Harry!..
Foi interessante ficar a conhecer melhor a família Weasley e até ao regresso a Howgards o livro leu-se muito bem. No entanto, tenho de confessar que a partir de certo ponto, apanhei alguns momentos que considerei mais parados e que senti a arrastarem-se.
O final, desta vez, consegui prever, não porque me lembrasse dele, mas porque já sabia quem era Tom Riddle.

Não foi um mau livro, mas a verdade é que não o apreciei tanto como o anterior… No entanto, continuou a ser um bom livro, ainda embora que juvenil, claro. E se há algo que aprecio nesta saga é a escrita da autora: simples, fácil, fluida e com algum humor pelo meio, que sabe sempre bem.

Um comentário em relação às personagens que me esqueci de fazer na opinião anterior:
Harry – Gosto dele, embora não seja das minhas personagens preferidas, mas aprecio-lhe a determinação. Contudo, por momentos ainda não sei bem que opinião formar devido a alguns pensamentos e atitudes distintos e opostos ao longo do livro.
Ron – Acho-o engraçado. Aprecio sobretudo a sua lealdade até agora.
Hermione – Uma das minhas personagens preferidas! Gosto do seu lado nerd, que por vezes tanto irrita os protagonistas, e da sua forma de ser: sensível, vulnerável, leal aos seus amigos e muito engenhosa xP… Gostei das ideias, dos esquemas e dos planos! ^^ Quem diria, Miss Granger!..
Dumbledore – Também é das minhas personagens favoritas! Creio que até agora ainda não o conheço suficientemente bem mas gosto da sensação de segurança e força que transmite! (e uma notinha para a sua Fénix – adorei a Fawkes :D)
McGonagall – Apesar daquele ar rígido tem um lado sensível. Acho que esta é daquelas personagens com quem acabamos por simpatizar embora não possa justificar o porquê.
Snape – Outro dos meus favoritos. Acho que devo ter um fraquinho pelos badguys lool… embora não consiga explicar o porquê, simplesmente gosto dele. E apesar de até agora ser detestável, não sei (há de ter coração, ou não?)… Enfim, gosto dele e pronto!
Lockhart – Por favor! O homem tirava-me do sério LOL… Desde o inicio que era visível que era um idiota e um charlatão! E não há melhor exemplo para a expressão “o feitiço virou-se contra o feiticeiro”! xD
Gémeos Wealsey – Adoro-os! Adoro! Acho-lhes imensa piada aos disparates e sempre me fazem rir!
Malfoy – Pronto, que há a dizer? Um bom par de estalos não lhe havia de fazer mal nenhum loool..
Ah, e Hagrid – Também gosto muito dele. De fora pode parecer um bocadinho bruto mas é um coração doce!

E pronto, é isto, acho eu!... Foi bom! Não tão bom quanto esperava, sim, mas apesar do que pensava a meio do livro, deixou-me na mesma com imensa vontade continuar!

Parto então para o “HP e o Prisioneiro de Azkaban” com as expectativas em cima :)

4 Páginas:

Jojo disse...

Estrela tens de ler os seguintes... já!
Este segundo também não é dos meus favoritos mas a partir do terceiro, as coisas tornam-se ainda mais viciantes.

PS: Vê consegues ler todos antes de veres o último filme porque há um grande grande spoiler sobre uma personagem que gostas e se veres o filmes antes perde toda a graça!

Bjinhos*

Viajante disse...

Pelo menos até ao quarto hei-de ler seguido :) que já tenho em casa... os outros hão-de ser prendinhas de Natal xD

Já comecei o Prisioneiro de Azkaban e já estou a achar melhor que o anterior :) e pelo que já li este é dos preferidos e a saga vai melhorando à medida que avança =)

O último filme... o de Julho, certo? =P é que o que estreou agora já fui ver *.*

Beijinhos e boas leituras***
Estrela

Jojo disse...

Sim o de Julho... Há spoiler enorme... e se leres o livro depois não vai ter piada nenhuma acredita. Vais ficar de boca aberta!

Boas leituras*

Sofia* disse...

Partilho da tua opinião sobre os personagens!
O Harry é "demasiado" herói, a Hermione tem graça com aquela imagem toda de nerd O.o
Mas mesmo assim continuo a preferir o Ron e o Snape (é isso, os "badguys" têm sempre algo de mais interessante que os 100% bonzinhos =P). Os gémeos também são super hilariantes, mas acho que são as únicas personagens que prefiro ver no ecrã *.*

Ah, e a Fawkes ^^

Enviar um comentário