«O BOM LIVRO É AQUELE QUE SE ABRE COM INTERESSE E SE FECHA COM PROVEITO»

AMOS ALCOTT

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

sábado, 4 de dezembro de 2010

| | |
«Daquela vez Harry Potter não conseguira conter-se. Quebrara uma das regras principais de Hogwarts - não exercer técnicas de feitiçaria fora dos muros da escola. Mas aquela detestável Tia Marge merecia permanecer umas boas horas suspensa no tecto da sala dos Dursleys inchada como um balão. Além disso já faltavam poucos dias para recomeçar as aulas. Mas o seu terceiro ano não irá ser fácil. Da prisão de Azkaban fugira o feroz Sirus Black, um dos mais fieis seguidores do assustador Lord Voldemort para o qual Harry Potter continuava a ser o alvo favorito.»


Começa a tornar-se complicado, ao ler todos os livros de seguida, de expressar a minha opinião sem me tornar repetitiva e sem dar grandes spoilers.

Não há assim, portanto, muito a dizer. Achei este livro melhor que o anterior sim :) Um bocadinho mais dark, com mais acção e mistério, e claro, reviravoltas! No entanto, e isto é o que me chateia em ler livros cuja história já conheço, não me senti surpreendida!

Todavia, considerando apenas o livro em si: Gostei muito e depois de três livros de Harry Potter continuo a ser agarrada pelas palavras de JKRowling. Apesar de um bocadinho mais dark, não deixa de ser um livro juvenil e por isso, continuo a poder aproveitar a leveza que lhe é característica. E continuo a dizer que gosto imenso do humor da autora - é óptimo poder ler um livro que nos faça rir!

A nivel de personagens, neste livro:
O Harry continua a não ser das minhas personagens favoritas, não sei, às vezes acho-o um bocado incoerente. O Ron e a Hermione - nada a apontar, espero que continuem assim, começo a gostar cada vez mais deles!. O Snape: Ok, reconheço que neste volume ele foi particularmente detestável xD Dumbledore; Cada vez gosto mais deste homem! Grande personagem, mesmo! (e porque será que as citações que retiro do livro são sempre falas dele? *.*)
De personagens novas, tempos Lupin e Black! Gostei bastante de ambos! Lupin, sem duvida o melhor professor de Defesa Contra As Artes Negras (e qual é a cena com os profs desta disciplina? xD Vai haver algum que se aguente por mais de um ano?). Bom, do Black não tenho muito a dizer, gostei da personagem - grande sentido de lealdade alimentado também pela vingança. Tem uma história triste e injusta mas não deixa mesmo assim, de à sua maneira de ser bonita. Quero mais desta personagem (mas infelizmente já sei o destino que lhe espera).

Bom, uma reflexão da saga até agora: Estou a gostar, sem duvida que sim! Consigo de certa forma perceber a euforia que se gerou em torno desta saga que acabou por se tornar um fenómeno mundial. No entanto, e apesar de saber que é uma saga juvenil e não esperar mais dela do que isso mesmo, não posso deixar de pensar que possivelmente teria apreciado muito mais a história se a tivesse lido um pouco mais nova ou pelo menos, antes de ver os filmes.
Mas vamos ver o que me aguardam os próximos volumes!

2 Páginas:

Sofia* disse...

Ah, chegaste ao meu livro favorito ^^ xD
Que, por acaso, nem achei nada dark, na minha opinião é capaz de ter sido mesmo o mais alegre (!)... Talvez pelo humor que a JKR consegue imprimir tão bem à história, já que o humor é mais ou menos universal (?) xD

O Sirius, alem de ser uma das minhas personagens favoritas da saga, é um dos únicos que está perfeitamente caracterizado nos filmes penso eu. Agora que penso nisso, acho que também contribui para "humanizar" um bocado a história, não? Ele e o Lupin.

Quando dizes que eras capaz de ter apreciado mais a saga se tivesses lido algum tempo atrás, por um lado pode ser verdade (já que os livros são de facto juvenis), mas quando fores ler os outros, especialmente o último, vais ver que há lá temas/metáforas que provavelmente consegues perceber melhor hoje (eu nisto sou suspeita porque sempre que lia mais uma vez os livros lá ia à procura de mais significados ocultos xD e o melhor é que os encontrava 0.0)

Se gostaste destes 3 até agora, quase de certeza que também vais gostar dos outros ;)

Carla disse...

Que saudades do Potter, tenho que reler estes livrinhos. Por mais que tente encontrar algo que me encha as medidas e com fantasia tenho uma saudade enorme da sensação que tive ao ler estes livrinhos.
Boa leitura;)

Enviar um comentário