«O BOM LIVRO É AQUELE QUE SE ABRE COM INTERESSE E SE FECHA COM PROVEITO»

AMOS ALCOTT

Harry Potter e a Pedra Filosofal

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

| | |

Sinopse: «Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa. Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá proporcionar. »

Quando parti para esta leitura acho que já sabia para o que ia, especialmente tendo visto todos os filmes há medida que estes iam estreando.
Uma vez sabendo então o que me esperava não me surpreendi nem me desiludi com o facto de encontrar um livro juvenil, antes pelo contrário!, e posso dizer desde já que apreciei bastante a leitura.

Com todos os filmes vistos é de todo impossível não conhecer a história e ao iniciar um capítulo não saber o que irá acontecer. No entanto, tendo visto o filme há 9 anos atrás, acho que me esqueci de pormenores suficientes para apreciar bastante esta leitura: a verdade é que há cenas de que me lembrava de forma diferente – o que poderá dever-se à adaptação, mas uma vez passado tanto tempo não posso ter a certeza – e outras de que não me lembrava de todo… E mais!, por incrível que pareça fui enganada na mesma durante o livro inteiro, porque não me lembrava do final e como tal caí que nem um patinho, seguindo sempre o raciocínio dos protagonistas! Além disso, adorei conhecer de novo as personagens – vendo-as agora numa perspectiva diferente!

Desta forma, acho que o livro só perderá no factor novidade, não sendo no entanto culpa sua, uma vez que já conhecia as linhas gerais da história. Contudo, tenho de admitir que embora seja uma leitura leve, simples e juvenil, agarrou-me a cada página, chegando, apesar de tudo, a ser difícil de pousar o livro, onde fui ainda presenteada com alguns momentos de humor nos quais ainda soltei algumas gargalhadas!

Resumindo, gostei bastante =D e parto já, com entusiasmo, para o segundo volume!

3 Páginas:

Cat SaDiablo disse...

Li-o há 11 anos, para aí. Tou velha :P
Ainda bem que estás a gostar. Li esse livro em idade "juvenil", e sinceramente não sei como iria reagir agora à sua leitura pela primeira vez. Sei que deixei de conseguir ler os 4 primeiros há muito tempo, apesar de continuar a amar a saga e a ler os seguintes com sofreguidão.
Sempre achei que se lesse agora do início provavelmente não gostaria, mas depois leio opiniões como a tua e penso que quem sabe os livros não me agarrariam também.

Segue rapidamente para os próximos! São cada vez melhores. O segundo considero o menos bom dos 7, o terceiro é sublime, continua a ser um dos meus favoritos.
Boas leituras! :)

Viajante disse...

Pois, só de pensar que posso dizer que há nove anos que sigo uma saga xD

Eu acho que o importante aqui é mesmo saberes para o que vais! Uma vez sabendo o que te espera é mais difícil desiludir-nos. Eu pelo menos, acho que se não fosse preparada iria provavelmente achar que o livro ficou muito aquém só por ser juvenil! No entanto isso não aconteceu!
Foi o melhor livro de sempre? Uma obra-prima?.. Sem dúvida que não! Mas mesmo assim achei de facto muito bom e um excelente começo! Foi uma leitura que apreciei bastante :)e acredito que melhor ainda esteja para vir!

Quanto ao segundo, vou apenas mais ou menos a meio, mas acho que já posso concordar contigo! Não estou a gostar tanto como deste e, confesso que se este fosse o primeiro, talvez ficasse com algumas duvidas em relação à saga!...

Sofia* disse...

"por incrível que pareça fui enganada na mesma durante o livro inteiro"

Sabes, também me aconteceu xD E foi pouco tempo depois de o ter lido pela primeira vez =P
Mas quanto às diferenças que achaste em relação ao que te lembras do filme, tens razão, é muito da adaptação. Até és capaz de ficar com uma ideia bastante diferente da saga depois de teres lido os livros! (o que eu imagino que já deves ter considerado) Então em relação à caracterização das personagens... Não te vou dar spoilers, mas houve situações em que eu cheguei ao cinema e fiquei =O (como muitas vezes acontece nas adaptações...)

E embora seja de facto uma leitura juvenil e leve como dizes, é o tipo de escrita que dá gosto de ler. Por acaso acho que se fosse hoje pegar nestes livros outra vez até era capaz de os ler, a partir do 5º de certeza (digo já que para mim o 4º foi um suplicio =S mais não digo que não te quero estragar a leitura xD).

Enviar um comentário