«O BOM LIVRO É AQUELE QUE SE ABRE COM INTERESSE E SE FECHA COM PROVEITO»

AMOS ALCOTT

Balanço de 2010 e Objectivos/Desafios para 2011

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

| | |
Antes de mais, queria desejar a todos os que visitam aqui este cantinho Um Bom Ano Novo!!! Que entrem todos com o pé direito e que este ano seja ainda melhor que este anterior!


Balanço de 2010 e Objectivos/Desafios para 2011:
Bom, comecemos pelo inicio, ou seja, 2010:
O único desafio a que me propus para este ano foi conseguir atingir os 50 livros!... Posso dizer desde já que foi algo que não consegui concretizar ficando-me apenas pelos 35 livros... Mas uma vez que o numero que estabeleço no inicio do ano serve apenas para motivação e não como obrigação, não o ter atingido não é mal maior…

No entanto, foi o ano em que li mais géneros literários! Foi um ano com grandes livros e algumas surpresas! Ao todo, nem foi um mau ano a nível literário! O meu top é de 10 (+/-) em 35 o que é positivo.

Top:

- Invisível, de Paul Auster
- Tim, de Colleen McCullough
- Siddartha, de Herman Hesse
- A Herança Bolena, de Philippa Gregory
- A Ilha, Victoria Hislop
- Ensaio sobre a Lucidez, de José Saramago
- Saga do Assassino, de Robin Hobb
- Os Pilares da Terra, de Ken Follett
- Os Homens que Odeiam as Mulheres, de Stieg Larsson
- A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo, de Stieg Larsson


E agora 2011!:
Neste ano pretendo estabelecer mais desafios do que no ano anterior, com o objectivo de abrir horizontes e crescer como leitora.
Todos eles, ou pelo menos a maior parte, foram pensados tendo em conta os anos anteriores.

E os desafios/objectivos serão os seguintes:
- Comprar no máximo 12 livros (em média 1 por mês);
- Acabar 2011 com menos de 171 livros por ler (de modo a diminuir a actual pilha);
- Ler tantos (10) ou mais géneros literários que em 2010;
- Ler pelo menos um livro em inglês (o único que tenho por casa é o Dracula...)
- Ler mais autores portugueses (aqui queria ler mais de autores que já conheço, experimentar pelo menos mais dois autores novos, sendo um deles António Lobo Antunes)
- Ler pelo menos um Nobel (Estava a pensar em Mario Vargas Llosa)
- Ler pelo menos um novo escritor latino-americano (Gabriel Garcia Marquez, talvez)
- Tenho a colecção d'Os Cinco por casa - e queria ler alguns!...
- E agora, Importante: Não começar mais sagas ou trilogias (o que não invalida ler as que já tiver comprado). Este, confesso, será talvez dos pontos mais difíceis! Mas... Humm...Vá...Quem é que eu estou a tentar enganar?! Se calhar só uma?! xD
- E por fim, volto a estabelecer o desafio dos 50 livros! Mas mais uma vez, é só um numero!...

Tudo isto são apenas desafios pensados e estabelecidos por mim, de modo a tentar ganhar alguma coisa com eles! Contudo, não tenciono que me limitem ou definam o ano em termos literários! No entanto, vou fazer por cumpri-los o melhor que puder!

3 Páginas:

cris disse...

Li os nº2,3,5 e 8. Gostei mto. Já anotei mais alguns...vê o meu top. Bom ano!

Jacqueline' disse...

Do teu top, tenho uma enorme vontade de ler a trilogia do Stieg Larsson, assim como Os Pilares da Terra e bem, alguma coisa de Saramago. Ao que parece não me vou desiludir!

Partilho alguns dos teus objectivos, como ler algum livro em ingles, autores portugueses (dos 40 que li este ano, só 3), e também estabeleci (mais ou menos) a meta dos 50 livros, tendo em conta que prefiro a qualidade nunca a quantidade de livros lidos...

Achei muito interessante o facto de quereres ler um escritor latino-americano. Acho que te vou roubar a ideia! Que me lembre só li Garcia Marquez e tenho para ler Isabel Allende, mas, tendo tanta família na América Latina é uma vergonha que não leia mais! Vou estar atenta, para veres se cumpres este objectivo :)

Beijinhos e feliz ano

Jojo disse...

Já vai com uns dias de atraso mas FELIZ ANO NOVO!!!

Ainda não li nenhum dos livros que estão no teu top embora os conheça. Os Pilares da Terra estão na lista de livros a ler. Quem sabe se não será este ano!
Quanto à tua lista de resoluções... aquela de não começar nenhuma saga, trilogia, a não ser as que já tenha comprado, também é minha! Mas, se começar só uma... só mais uma;).. não fará mal a ninguém!

Bjinhos*

Enviar um comentário