«O BOM LIVRO É AQUELE QUE SE ABRE COM INTERESSE E SE FECHA COM PROVEITO»

AMOS ALCOTT

O Ano Tem Doze Homens

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

| | |
Sinopse: «Pia escreve horóscopos para uma revista feminina e tem uma vida confortável ao lado do seu namorado Stefan. Mas o dia de Natal tem para a jovem planos muito diferentes daqueles que ela traçara; planos que incluem um relógio frito, um anel inoportuno e uma intempestiva saída de casa. Tudo piora quando Stefan se apaixona por outra mulher. Pia decide então reinventar-se. Para isso, faz uma aposta com a sua melhor amiga: Pia, a astróloga, envolver-se-á com um representante de cada signo; está, contudo, proibida de se apaixonar… o que não é assim tão simples, porque encontros de uma noite podem ser mais do que mera diversão. Além disso, os sentimentos de Pia têm sempre a mania de se meter pelo meio. Depois de doze meses de astrologia romântica, as estrelas parecem estar finalmente bem posicionadas e, nessa altura, Pia vai ter de tomar a mais importante decisão da sua vida.»

Este livro foi-me aconselhado por uma grande amiga minha, a Carina (e meu hotspot! xD) com a promessa de uns quantos momentos divertidos!

Temos então a história de Pia, uma astróloga, de vinte e oito anos, que ao ser deixada pelo namorado faz uma aposta com a melhor amiga em como consegue ter na sua cama um homem de cada signo no decorrer do ano, comprometendo-se também a não se apaixonar por nenhum deles; caso contrário, perderá a aposta e terá, por isso, de fazer uma tatuagem de um sapo com dentes no rabo.

O livro passar-se-á então ao longo de um ano, no qual Pia faz por cumprir e ganhar a sua aposta; e, onde escreve na sua coluna na revista XX, onde trabalha, pormenores destes seus encontros. Por vezes, contudo, torna-se difícil para Pia de não se apaixonar pelos homens com quem dorme, pois acaba por ser mais do sexo.

Eu tenho que confessar que não sou perita nestes assuntos do amor e afins, contudo, e parece-me a mim, que alguém responder assim a uma provocação e fazer uma aposta destas apenas para fazer ciumes ao namorado é completamente infantil!
E, após um ano com estas aventuras sexuais reportadas na primeira pessoa por Pia aos seus leitores, algumas do mais inacreditável e surreal que há, Pia consegue por fim, reconquistar Stefan, o ex-namorado, por quem continua irremediavelmente apaixonada. Mas não é que três páginas depois o troca simplesmente por outro? O.o (Isto não é grande spoiler, porque infelizmente já estamos bem à espera disso)

Bom, long story short, achei a personagem principal super infantil para uma rapariga de vinte e oito anos e superficial!, chegando a levar algumas situações ao ridículo apenas por falta de bom senso!
Em relação às restantes personagens: Considerei a maior parte delas melhores que a protagonista (excluindo, claro, algumas conquistas sexuais) apesar da geral superficialidade. Tanja, a melhor amiga de Pia, foi contudo a minha personagem preferida - do mais surreal que há - surrealidade essa que tanto me chateou nas outras personagens, e isto porque Tanja acaba, mesmo assim, por ser a personagem mais consistente delas todas...

Ok, mas vamos lá, nem tudo é mau!
O livro foi-me emprestado com a promessa de uns momentos bem passados e de algumas gargalhadas. A verdade é que nesse aspecto nem me posso queixar, pois divertir-me bastante, nem que fosse por não achar possível que tal situação sucedesse!

Mas não posso deixar de dizer que acabou por se ler muito bem, e é, de facto, um livro mais light, simples e engraçado com o qual podemos passar umas horas divertidas, sem grandes exigências...
É uma obra-prima? As personagens vão ficar para sempre comigo? Não! Sem dúvida alguma, mas não deixa de ser uma boa leitura alternativa, que nos permite a rir e desanuviar um bocadinho.

0 Páginas:

Enviar um comentário